segunda-feira, 4 de março de 2013

CMMC v.2013/14

Reuniu-se em Assembleia Geral no passado Domingo, 17 de Fevereiro, a Comissão de Melhoramentos de Malhada e Casais. O local escolhido foi a Casa da Comarca de Arganil, em Lisboa, onde a partir das 16h se iniciou a sessão com um minuto de silêncio em memória dos associados e familiares já falecidos.


Começou Nuno Santos, o atual Presidente da Direção, com a apresentação do Relatório de atividades do ano de 2012, salientando o bom trabalho de equipa no seio da coletividade e o empenho de alguns responsáveis, que resultou num balanço positivo do exercício apesar da conjuntura atual menos favorável.
Importante foi novamente a colaboração com as autarquias locais, nomeadamente a CM Góis e a JF Colmeal, apoio dos quais permitiu a concretização de eventos e ações na Malhada e Casais. Existe ainda muito trabalho para realizar, conforme foi apresentado à Presidente da CM Góis na sua última visita à Malhada em Dezembro de 2012, nomeadamente ao nível do saneamento básico, recuperação da Escola que durante 2012 viu agravar o seu estado de ruína, ou o alcatroamento da estrada Soito-Malhada, cujo pavimento com mais de 20 anos se encontra de um modo geral bastante degradado.

De seguida André Almeida, o Vice-Presidente da Direção, apresentou os trabalhos realizados e as atividades culturais levadas a cabo durante o ano anterior. Os sócios presentes foram esclarecidos acerca de diversos Projetos, na generalidade de baixo investimento mas de grande importância para a conservação dos espaços e melhoria das condições de vida nas aldeias. Igualmente no aspeto cultural, a coletividade organizou os tradicionais eventos como excursões, almoços de convívio e festas de verão, mas as suas ações estenderam-se entre outras à participação num torneio de Futsal, à cooperação e participação em iniciativas de outras associações da freguesia ou a angariação de fundos para a compra de uma cadeira de rodas elétrica destinada a um anterior dirigente e sócio da coletividade.

Coube a Jaime Santos, o Tesoureiro da CMMC, a apresentação do balancete de 2012 e a descrição pormenorizada das receitas e despesas da coletividade. Pedro Almeida, Presidente do Conselho Fiscal, emitiu o seu parecer favorável sobre a contabilidade, sendo de seguida submetido o Relatório e Contas à avaliação da assembleia, que na posse de toda a documentação o aprovou por maioria.


Fechado o ciclo de 2012, seguiu-se a eleição dos corpos gerentes da CMMC, que pela primeira vez na história da coletividade seriam eleitos para um mandato de dois anos. Esta foi uma das muitas alterações decorrente da revisão dos Estatutos efetuada em Julho de 2012, que assim atribui mais responsabilidade aos seus dirigentes e simultaneamente lhes permite planear num prazo mais alargado. Havendo apenas uma lista para eleição, esta foi eleita por maioria. Nos próximos dois anos, os desígnios da CMMC vão ser orientados pelos seguintes elementos:


Verifica-se a continuidade da maioria das pessoas do ano anterior, estando ainda prevista para breve a nomeação de uma Delegação na Malhada, de acordo com os novos estatutos, que será presidida por António dos Santos Martins.

Fazia ainda parte desta reunião magna dos sócios da CMMC, a análise e discussão de assuntos de caráter associativo ou regionalista.

A primeira iniciativa partiu do Presidente da Assembleia Geral, José dos Santos Almeida, o qual propôs um Louvor ao atual 1º Secretário da Direção da CMMC, António Santos. É reconhecido por todos o trabalho e dedicação deste dirigente, que ocupa os órgãos sociais da coletividade há mais de 20 anos, ocupando a posição de Secretário desde 1996. A assembleia confirmou o mesmo ponto de vista e aprovou a proposição.

Nuno Santos, que desempenhou o cargo de Presidente da Direção nos últimos anos e que nesta data foi novamente eleito para liderar a CMMC no próximo biénio, dirigiu também agradecimentos diversos aos seus companheiros na coletividade, na Direção, Assembleia-Geral, Concelho Fiscal e Delegação na Malhada.

A recém eleita Direção da CMMC apresentou ainda votos de agradecimento aos seus sócios, à sua delegação na Malhada, à CM Góis, ao Rancho Folclórico Serra do Ceira e à União Progressiva da Freguesia do Colmeal. Pediu ainda votos de Louvor para a JF do Colmeal e também para o seu sócio e dirigente, João Vicente, que é atualmente o mais jovem morador na Malhada.
Outros dois sócios e históricos dirigentes da CMMC também viram recompensado uma vez mais o seu empenho ao longo de décadas. Manuel Luís Nunes, sócio nº3 e António dos Santos Martins, sócio nº4, foram ambos propostos à categoria de Sócios Honorários, proposição esta que foi aprovada pela assembleia.


Para terminar a sessão, a Direção da CMMC apresentou o plano de atividades para o próximo biénio 2013/14. Neste período a coletividade deverá focar a sua atenção na requalificação do atual tanque para combate a incêndios em simultaneamente uma zona de lazer, a requalificação da Escola da Malhada, o alcatroamento da estrada Soito-Malhada, a construção de um mural em memória dos Fundadores da CMMC, e diversas ações de melhoramentos na Malhada e Casais. A agenda cultural irá também incluir os tradicionais convívios e procurará a associação apresentar ainda novas atividades.

Foram ainda distribuídos pelos sócios presentes os novos Estatutos da CMMC, um novo livro editado na sequência da atualização dos estatutos originais de 1953, e esteve também à disposição dos associados a regularização da cotização de 2013.

No final de Março de 2013 haverá novo evento na Malhada por ocasião da celebração da Páscoa. Contamos consigo,

Saudações Malhadenses!
---------------------------------------------------------------------------
Para conhecer as novidades da Malhada e Casais em primeira mão, envie um e-mail em branco com o assunto "notícias" para malhadaecasais@gmail.com . Sempre que for publicada uma nova mensagem, receberá a informação por e-mail.

Sem comentários: